Pergunte ao especalista

Em Foco

Diagnóstico precoce é fundamental para garantir a qualidade de vida dos pacientes com Esclerose Múltipla

26/08/2011
No dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, doença que atinge mais de 30 mil pessoas no Brasil e cerca de 2,5 milhões em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A imprevisibilidade da Esclerose Múltipla (EM) tem sido vencida pelos avanços científicos nas áreas de diagnóstico e tratamento da doença, considerada de difícil avaliação. Por conta dos sintomas semelhantes aos de outras patologias, a EM tem no exame de líquor um excelente método de diagnóstico, pois pode demonstrar a existência de intensa atividade imunológica com produção de anticorpos intratecais.

 

O dado liquórico mais importante e útil no diagnóstico da EM é a presença de Bandas Oligloconais, que ocorre em mais de 90% dos casos. O diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla é determinante para o tratamento da doença. Segundo o especialista em líquor Carlos Senne, diretor-presidente do Senne Líquor Diagnóstico, reconhecer os sintomas da Esclerose Múltipla não é fácil, já que as alterações neurológicas reagem em diversas partes do corpo, causando alterações visuais, desequilíbrio e perda de sensibilidade. “Os sintomas da EM se parecem com muitas doenças nutricionais, vasculares e infecciosas, o que leva muitos pacientes a procurarem oftalmologistas, ortopedistas, nunca um neurologista em primeiro lugar”, diz Senne.

 

A doença ainda não tem cura e acomete principalmente adultos jovens, em sua maioria mulheres, com pico de incidência dos 30 aos 40 anos. Segundo Senne, a doença se revela em uma fase da vida na qual o sistema imunológico é forte, mais combatente e reage melhor às informações que o organismo dá com maior intensidade. “Na esclerose múltipla, a informação dada ao sistema imunológico é errada, mas a reação é mais rápida e intensa, por isso os surtos da doença podem ser mais severos na juventude”, explica o especialista.

 

O Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, instituído em 2006 como 30 de agosto, foi criado para levar informações ao público leigo sobre a doença, esclarecendo como ela se manifesta, seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e as principais formas de tratamento.

 

Sobre o laboratório

O Senne Líquor Diagnóstico detém experiência de mais de 10 anos na pesquisa de Bandas Oligoclonais (BOC) utilizando a metodologia recomendada pela literatura internacional. A elevada sensibilidade da técnica lhe confere precisão diagnóstica quando associada aos achados clínicos e de outros exames complementares. O laboratório inclui na análise do líquor, além da pesquisa de BOC, o Índice de Albumina, o Índice de IgG e a Análise do Diagrama de Felgenhauer e Reiber, realizando um painel completo do Estudo de Imunoprodução do Sistema Nervoso Central.

 

Por ser um único laboratório especializado na análise do líquor com certificação de seu Sistema de Qualidade pela ISO 9001/2008 e com Acreditação Plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Senne Líquor Diagnóstico oferece seus serviços especializados a todo território nacional. O laboratório também recebe amostras para análises de diversos centros especializados e apoia dezenas de serviços de patologias e análises clínicas em todo o Brasil. Para mais informações acesse: WWW.seneliquor.com.br .

fonte: vozdabarra.com.br

Outras Noticias