Pergunte ao especalista

Em Foco

Livro de banda desenhada ajuda pais a explicar a Esclerose Múltipla aos filhos

24/10/2012

 

Acaba de chegar a Portugal o livro de banda desenhada “Medikidz explicam a Esclerose Múltipla – O que se passa com a mãe do Rui?”, um obra inédita que aborda esta patologia com uma linguagem simples, apelativa e cientificamente validada, ajudando os pais a explicar aos mais pequenos os sintomas e tratamento desta doença crónica, avança comunicado de imprensa. 

A obra inovadora, criada pela “Medikidz”, uma instituição inglesa especializada na redacção de livros infantis sobre saúde, mostra as aventuras de cinco super-heróis da “Mediland”, um planeta com a forma do corpo humano no qual o leitor é convidado a entrar para verificar “in loco” as modificações que a doença provoca. Com um vocabulário acessível e estabelecendo analogias com situações do dia-a-dia, estas personagens vão explicando, de uma forma divertida, as diferentes particularidades da doença.

 

Em Portugal, o livro conta com a revisão científica de Joana Nunes, neurologista do Hospital de S. Teotónio, em Viseu, que considera que “é difícil para os pais explicar aos filhos que estão doentes, mais ainda se a doença em causa não tiver uma cura definitiva. Muitos pais optam pelo silêncio perante a dificuldade que sentem para encontrar as palavras certas e o receio de não saberem responder a todas as dúvidas, ou de causarem sofrimento. Este livro está escrito de forma didáctica, séria, objectiva e divertida. É uma obra facilmente compreensível para todos, independentemente da faixa etária. Constitui, por isso, uma excelente base para o diálogo dentro da família, do círculo de amigos e de todos os que, de alguma forma, vão estar envolvidos na realidade da doença. Além de ser bastante esclarecedor, também vai suscitar novas perguntas e permitir um maior diálogo entre pais e filhos”.

 Para a especialista “o mais difícil de explicar é o mecanismo que leva à doença e a forma de acção dos fármacos modificadores da doença. É também complicado passar a noção de ataque do sistema imunitário contra si mesmo, sem uma causa ainda definida. Estas são as particularidades de explicação mais complexa, embora a parte mais dura seja aceitar a cronicidade, seguindo-se a noção de imprevisibilidade dos surtos e a falta de controlo que o doente sente em relação à progressão da sua doença”.

Os livros estão a ser distribuídos gratuitamente com o apoio da Biogen Idec aos doentes e familiares através dos serviços de neurologia dos hospitais de todo o país.

 A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença que afeta o Sistema Nervoso Central. Trata-se de uma patologia inflamatória, crónica, desmielinizante e degenerativa que interfere com a capacidade em controlar funções como a visão, locomoção e equilíbrio. Segundo os dados publicados, em Portugal existem mais de 5.000 doentes, 3.500 dos quais são mulheres. 70 por cento dos doentes apresentam dificuldades na marcha e referem que este é o aspecto mais desafiante da sua doença.

 

FONTE: RCPHARMA

 

 

Outras Noticias