Pergunte ao especalista

Em Foco

Mogi recebe 8º Simpósio sobre a Esclerose Múltipla neste sábado (23)

21/08/2014

O Grupo Alto Tietê de Portadores de Doenças Neurológicas Autoimunes - Esclerose Múltipla (Gatem) realiza neste sábado (23), das 9h às 17h, o 8º Simpósio sobre o assunto. O evento acontecerá na Universidade Braz Cubas e a expectativa é que cerca de 200 pessoas participem do evento.

Segundo a presidente do Gatem, Eliane Carvalho Pinto, há cem vagas abertas para os interessados em participar do simpósio que tem como objetivo orientar pessoas que têm parentes, amigos ou pacientes que tenham os sintomas e ainda não sabem. "Esse simpósio é importante para a divulgação dessa doença. A cada dia que passa a nossa associação está sendo mais procurada, mas quando os casos chegam para nós, já estão em um estágio um pouco mais avançado devido à demora no diagnóstico da doença. Então para nós é importante o evento porque, nesse dia,  estaremos tirando dúvidas tanto dos profissionais da área da saúde como público em geral", salienta. De acordo com Eliane, a doença é incurável, mas existem medidas que podem ser tomadas para melhorar as condições do paciente. "A doença é incurável mas tem medicações para evitar surtos", diz.

De acordo com a presidente, se sobrarem vagas os interessados poderão se inscrever no dia do evento. Além disso, os participantes do simpósio receberão material de apoio para participação do simpósio, como bloco de notas, panfletos e canetas e, ao fim do evento, receberão também um certificado.

Gatem
O Grupo Alto Tietê de Portadores de Doenças Neurológicas Autoimunes - Esclerose Múltipla (Gatem) é uma entidade beneficente sem fins lucrativos e existe desde 2001. A instituição atende pacientes com esclerose múltipla, casos de lúpus e vítimas de Acidentes Vascular Cerebral (AVC), além de outras doenças autoimunes.

O Gatem atende hoje 140 pacientes cadastrados e atende regularmente 85 pessoas em Mogi das Cruzes.

Programação das Atividades
9h: Abertura Oficial
9h30: Psicologia na Esclerose Múltipla - Simone Ap.Moro / Maria Carolina Abdo - psicólogas do Gatem
10h30: Trabalho do Assistente Social nas Instituições - Adriana de Farias G. Alves
11h30: Saúde no Brasil - Problema ou Solução? - Claudio Miake
12h: Fisioterapia na E.M. - UBC - Professora Márcia Regina Pines Mendes: Coordenadora  Curso de Fisioterapia da Universidade Braz Cubas
12h30: Recesso
13h: Ética Profissional - Doutor Ari Sérgio Del Fiol Modolo - Promotor de Justiça de Mogi das Cruzes
13h30: Acessibilidade nas Cidades - Mara Gabrilli (Deputada Estadual-sp)
14h30: Apresentação - CIA de Dança Silmara Couto Sebata - Sertanejo
15h: Eliane Carvalho Ferreira Pinto - Presidente do Gatem
15h30: Revisão de Critério de Aposentadoria de Pessoas com doenças graves - Wilson Roberto Gomiero - Fundador do Gatem e Presidente da Febrapem / Conade e perguntas
16h30: Apresentação: CIA de Dança Silmara Couto Sebata - ballet
17h: Agradecimentos e Encerramento

Inscrições
Onde: Sede do Gatem
Endereço: Rua Joaquina Maria de Jesus, 291. Mogilar. Mogi das Cruzes
Telefone: 3907-8315

Simpósio
Quando: 23 de agosto
Horário: das 9h às 17h
Onde: Auditório Vip da Universidade Braz Cubas
Endereço: Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1233, Mogilar

fonte: G1

Outras Noticias