Pergunte ao especalista

Em Foco

Leite na gestação pode reduzir risco de esclerose futura no bebé

18/02/2010


Mulheres que bebem bastante leite durante a gravidez podem estar a proteger o seu filho do desenvolvimento futuro de esclerose múltipla, concluiu estudo realizado em 35 mil mulheres e suas mães, avança o site Sapo Saíde.

"O risco de esclerose múltipla entre as filhas cujas mães consumiram quatro copos de leite por dia era 56% menor do que as filhas cujas mães consumiam menos de três copos de leite por mês", destacou o investigador Fariba Mirzaei, da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA.

O estudo indicou um papel da vitamina D - cuja presença é obrigatória na fórmula dos leites comercializados nos EUA – nessa protecção. As voluntárias cujas mães eram o quinto da amostra que consumia mais vitamina D durante a gestação tinham 45% menos riscos de ter esclerose múltipla do que as voluntárias cujas mães eram o quinto da amostra que consumia menor quantidade do nutriente na gravidez.

O estudo, porém, não explica o papel dessa vitamina – cuja fonte principal é a luz solar – na protecção contra a doença.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crónica e degenerativa do sistema nervoso central, que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio, entre outras.

Estima-se que o número de doentes com esclerose múltipla em Portugal seja na ordem dos cinco mil.

Fonte: RCPHARMA

Outras Noticias