Pergunte ao especalista

Em Foco

Beber leite na gravidez reduz riscos de esclerose múltipla

19/02/2010

A cada nova pesquisa se descobre mais evidências de que a ligação entre mães eseus bebês é ainda maior. A última afirma que beber leite e ingerir vitamina Ddurante a gravidez pode ajudar a reduzir as chances de o filho desenvolveresclerose múltipla quando se tornar adulto. Esse estudo preliminar seráapresentado no 62° Encontro Anual da Academia Americana de Neurologia, marcadopara abril deste ano em Toronto, Canadá.

Os pesquisadores analisaram os questionários sobre a dieta na gestação de35.794 mães de enfermeiras. Ao longo dos 16 anos de avaliação, 199 enfermeirasdesenvolveram esclerose múltipla.

As chances de ter a doença entre as filhas de mulheres que consumiram quatrocopos de leite por dia foi 56% menor em comparação com as nascidas de quemapostou em menos de três copos do líquido por mês.

"Encontramos também que o risco de esclerose múltipla entre as filhas demães que estavam no topo dos 20% de ingestão de vitamina D durante a gravidezfoi 45% menor do que as filhas de mães com ingestão inferior a 20%",disseFariba Mirzaei, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nosEstados Unidos, ao site Science Daily.

"Há evidências crescentes de que a vitamina D tem efeito sobre a esclerosemúltipla. Os resultados desse estudo sugerem que o efeito pode começar noútero."
fonte: www.terra.com.br

Outras Noticias